16 de março de 2012

EXCLUSIVO! ...o homem que fez história na cidade de Jacaraú...José Luis da Silva Neto!








JOSÉ LUIS DA SILVA NETO. HOMEM SIMPLES DE VIDA HONESTA. DEDICOU BOA PARTE DE SUA VIDA POLÍTICA  AO COMPROMISSO COM O POVO, E DE SER UM DOS PIONEIROS NA ARTE DE FAZER POLÍTICA DO VALE, "CONSTRUTOR" DE UMA DAS CIDADES QUE MAIS CRESCE NO VALE DO MAMANGUAPE -  JACARAÚ, SEM FALAR EM PEDRO RÉGIS (NOSSA VISINHA QUERIDA), ELE QUE MARCOU ÉPOCA NA HISTÓRIA POLÍTICA DESSAS CIDADES.
E NOS RECEBEU EM SUA CASA, COM MUITO CARINHO, COM SEU ESTILO DE HOMEM SIMPLES NOS CONCEDEU ESSA ENTREVISTA...
UMA VERDADEIRA VIAGEM NO TÚNIL DO TEMPO, ONDE TUDO COMEÇOU!

COM VOCÊS...
 JOSÉ LUIS DA SILVA NETO

DEDICO ESSA ENTREVISTA A DAURA RIBEIRO EM HOMENAGEM A SUA RECUPERAÇÃO,OBRIGADO MEU DEUS!


ARY1.    JOSÉ LUIS, SATISFAÇÃO IMENSA TÊ-LO AQUI NO MEU BLOG.
José Luis – Eu lhe agradeço muito e é uma satisfação imensa viu ta cooperando com você... tenho a cidade de Jacaraú como minha primeira pátria viu, segundo é Pedro Régis, e tudo é Jacaraú, assim como foi também de Mamanguape. Eu nasci em Mamanguape, me criei em Jacaraú e vou morrer em Pedro Régis, sem sair da casa onde nasci aqui, é este lugar aqui, mas não essa casa... era uma casa de taipa, nesse mesmo lugar aqui. (Nessa hora eu também lhe conto do meu desejo de comprar a casa onde me criei – no Distrito do Timbó- e ele me pergunta se eu sou filho de “Nicodemos da Farmácia”, digo que sim e ele diz assim: - Ave Mariaaaa... conheço demais!!! Seu pai era meu amigo.)

ARY2.    FAZENDO UMA ANÁLISE HOJE, EXISTE ALGO QUE FALTOU REALIZAR NA SUA VIDA POLÍTICA?
José Luis – Tinha duas coisas que eu gostaria de ter feito em Pedro Régis, era um estádio de futebol e um matadouro público. Não fiz na minha administração durante oito anos, porque tive que realizar outras obras... aqui em Pedro Régis, não tinha nada, a cidade não era estruturada. A não ser uma “escolinha” Daura Ribeiro com duas salas de aulas, e as muitas outras realizações foram feitas no meu Governo. Mas infelizmente o governo federal e estadual por motivos de precauções e cortes de despesas tiveram que tiraram do meu orçamento em 2003, R$ 400.000,00. Era com essa verba que eu iria construir um matadouro e um estádio de futebol. Gostaria muito de ter construído esse estádio, era minha pretensão de realizar eventos esportivos, gostaria que os times pudessem jogar suas partidas aqui em Pedro Régis quando não pudessem jogar em João Pessoa, foram essas duas coisa que ficaram pendente!

ARY3.    A POLÍTICA LHE PROPORCIONOU BENEFÍCIOS DE CÍRCULO DE AMIZADES?
José Luis - Agente fez amizades né.....em política é muito difícil fazer “amigos”,eu tive muitas amizades boas em Jacaraú, seu pai foi uma das pessoas que me apoiou e disse... haaa você deve ser candidato viu! O Povo da família Gusmão era um povo que me acompanhava, teve também Pedro Duarte grande homem, lá no sítio daTravessia, era um ponto de apoio na minha campanha, José Numes Vieira conhecido como Zé de Clotilde, lá no Umarí né... uma pessoa especial finado Zuca Abreu em Lagoa de Dentro, eu chamava ele de ‘Padrinho”, senti muito quando ele foi “embora”, Joca Pinto lá no Bacalhau, Nomato...era sempre uma festa quando chegava lá..”cumpade” Branco com toda sua família, o finado Augusto Luna o pai de Lucí do cartório e dona Lira que tinha uma loja de tercido, a família Quinca Luna...o pai de Wanderlan seu Hermany...um povo muito bacana...lembro com muito carinho de seu Bibo...boa gente!

ARY4.    DARIA PARA NOS CONTAR COMO FOI SUA CAMPANHA POLÍTICA A PREFEITO DE JACARAÚ COM DETALHES?
José Luis – Rapaz foi como uma brincadeira, eu nunca pensei em ser político, nuncaaaa... mas seu Pedro era prefeito né... e me convidou para trabalhar com ele em Jacaraú como tesoureiro e passei mais 3 anos com seu Virgílio e chegou a campanha para prefeito. Era pra ser seu Pedro Régis, aí seu Pedro disse que não queria mais... disse Pedro: “- Vou butar Zé Luis, que tá novo e agüenta pancada na cabeça rsrsrsrs”... aí eu disse:
-Não senhor, eu num dou certo pra isso não!
Ary, eu vou lhe disser por que eu não gosto de política, eu nunca fui político, meu pai que morava em Jacaraú, na época, entreva política e terminava política e todo mundo gostava dele, um dos homens mais respeitado em Jacaraú, era Miguel Luís, meu pai ele tinha amizade com todo grupo daquela época. As festas de Jacaraú na época de corrida que dava muita gente e o pessoal chagavam até aqui na casa, do meu pai, para buscar redes pra dormir. Outra coisa que eu detestava na política, era que se você fosse do meu lado “prestava” e seu você fosse do outro partido não “prestava”. Ainda hoje eu discordo disso. E com o passar dos tempos meu nome caio no gosto do povo, e minha candidatura já estava registrada, daí chegou na cidade na época, uma lei que eu não poderia ser mais candidato, porque eu deveria ter me afastado três messes antes da tesouraria de Jacaraú, que na época era minha função, mas minha candidatura já estava registrada antes da lei chegar,aí pronto pensei:  - Não vou mais ser candidato!! Fiquei alegre demais!
Aí cheguei em casa e disse a Beta (minha esposa), que também não gostava da política, e ela gostou da notícia, falei:  “- Beta, me disseram que eu não poderia ser mais candidato!”... rapaz eu fiquei muito contente, fui pra Jacaraú tão alegre participar de uma reunião, disse até a Beta...”-Vamos fazer um jantar especial para comemorar essa lei...rsrsrs, que eu num vou ser mais candidato, graças a Deus! Mas muitas pessoas queriam que eu fosse candidato, até simpatia dona Mariquinha fazia pra mim... pra eu ser candidato... rsrsrrs...e as meninas da época a juventude... falaram, “- Mas seu Zé o senhor vai ter que ser candidato!” Na época só tinha uma pessoa que num queria que eu fosse candidato era Luis Aureliano (cidadão Jacarauense), ele queria ser o candidato a prefeito. E acabou sendo eu mesmo o prefeito. E fui trabalhar pelo município de Jacaraú.

ARY5.    EXISTEM MUITAS PESSOAS QUE MORA EM JACARAÚ E QUE LEMBRA DE SUA ADMINISTRAÇÃO. A EXEMPLO DE JOSÉ SOARES, TOLINA, GERALDA E TANTOS OUTROS. O SENHOR LEMBRA-SE DE ALGUMA SITUAÇÃO, HISTÓRIAS, QUE LHE MARCOU NESSA ÉPOCA?
José Luis – Haaa tem muitos, Zé da água (José Soares Subrinho), e família de Gusmão esse povo todo.

ARY6.    UMA OBRA DE SUA ADMINISTRAÇÃO QUE VIVE ATÉ HOJE EM NOSSA CIDADE?
José Luis – A prefeitura. Na época teve a reforma do mercado público, eu queria construir fora do centro da cidade, mas falei com meus vereadores e eles concordaram, mas depois, eles ficaram contra por conta dos comerciantes, eles tinha medo dos comerciantes ficarem contra eles e minha idéia na época era construir lá em cima, onde hoje é o fórum de justiça.


ARY7.    E ESSA HISTÓRIA DE SER FÃ DO REI DO BAIÃO. COMO SURGIR?
José Luis – Desde criança, seu Pedro tinha uma radiola (é um aparelho eletrônico ou aparelho de som; Para se ouvir o disco, desde o início, a agulha é colocada na borda externa do disco, No auge do “LP” vários fabricantes colocaram no mercado muitos modelos), e eu ficavam ouvindo e gostei de Luiz Gonzaga, eu fui pra João Pessoa no ano de 1950 e Luiz Gonzaga esteve lá deu um show em praça pública onde hoje é o Centro Administrativo era o “Estádio Cabo Branco” em João Pessoa, mas o meu primo não deixou ir ao show, por ser à noite e chegava tarde em casa, quando fui morar em João Pessoa, fiquei na casa e na responsabilidade de meu primo e ele quem dava as ordens, era um pai pra mim... mas em 1954 fui ver Luiz Gonzaga no RJ, na rádio Tupi no Rio de Janeiro, e fui ao programa dele. Existia um quadro no programa que se chamava -  LUIZ GONZAGA E SUA GENTE – e era um domingo a tarde, e foi quando Luiz Gonzaga lançou o grande paraibano, Jacson do Pandeiro de Alagoa Grande – PB, estava Jacson e sua esposa Almira, nesse dia eu fiquei até 9 horas da noite, tinha outros artistas lá da época, participei de uma pergunta que fui presenteado lá na rádio. E Desse momento até hoje sou fã!

ARY8.    JACARAÚ FEZ AGORA 50 ANOS DE LUTA E CONQUISTA! TEMOS MOTIVOS PARA COMEMORARMOS?
José Luis – Com certeza! Jacaraú pode melhorar muito ainda... mas a prefeita atual Cristina tem feito muita coisa por Jacaraú, progrediu muito, você ver que essa parte nova de Jacaraú (Loteamento Nova Jacaraú), tem muita casa nova, muita coisa boa pra ser construído ainda. Ela fez escolas muito bonitas, fez um belo matadouro, o antigo matadouro foi construído na minha administração no ano de 1971, na época se matava quatro bois, hoje se matam muitos. E Cristina construiu um novo matadouro fui visitar dei nota 10 pra ela.
9.    GOSTA DE CULTURA POPULAR?
José Luis – Sempre gostei, desde infância!
ARY10.    AMIGOS INESQUECÍVEIS QUE IRÁ LEVAR PRA TODA VIDA.
   José Luis – Você Ary, sabe que amigo é uma palavra muito fácil de pronunciar, mas muito difícil de encontrar. Quando saí do “poder” (de ser prefeito) tinha gente que mudava de calçada pra não se encontrar comigo. Mal sabe essas pessoas que eu estava bem melhor do que na época da prefeitura.

ARY11.    UM DESEJO PESSOAL?
José Luis – Eu vivo bem... conheço muitos lugares no Brasil, e se eu pudesse viajar mais viajaria tem muitos lugares lindos aqui no nosso país, tem pessoas que saem do Brasil para conhecer outros países e se esquecem de conhecer nosso país com suas belezas naturais...se eu tivesse o incentivo de minha esposa, eu viajava sempre se ela gostasse eu iria fazer um cruzeiro pelo Brasil.

ARY12.    GOSTARIA QUE O SENHOR DEIXASSE UMA MENSAGEM A TODOS OS JOVENS.
José Luis – Toda minha vida foi voltada para os estudantes,quando cheguei a Jacaraú eu só tinha a quarta série primária, e eu quando prefeito de Jacaraú passei a ajudar com recursos da prefeitura os estudantes da época, e foi através de muito incentivo de amigos com projetos educacionais que voltei a estudar e hoje tenho curso superior. Então eu peço aos meus irmãozinhos de Jacaraú que estudem aproveite muito isso... que vá em frente, estudar é bom demais!

ARY13.    UMA VIAGEM INSQUECÍVEL?
José Luis – Rio Grande do Sul – Gramado. Foi uma cidade que me realizei.


ARY14.    UMA MÚSICA QUE LHE FAZ SENTIR SAUDADES?
José Luis – “Asa Branca”- de Luiz Gonzaga.
ARY15.    O QUE NÃO PODE FALTAR EM SUA VIDA.
José Luis – Um bom carro para trabalhar e passear, um franguinho assado, gosto muito, um filé... mas não faço questão de nada com relação a comida... “o melhor tempero da comida é a fome”!
ARY16.    UMA DATA COMEMORATIVA MARCANTE?
José Luis –... tem uma data.. em 15/11/2011.

ARY17.    DEIXE UMA MENSAGEM A OS MEUS LEITORES DO BLOG ARY MENDONÇA.
José Luis – Parabéns pelas entrevistas. Muito obrigado pelo convite e que todos continuem lendo, refletindo... desculpa algumas coisa.. tudo o que eu disse foi de coração...ainda voltando ao passado quero registrar que em Jacaraú eu deixei um marco que foi a atual prédio da prefeitura e a reforma do mercado público na época. No meu primeiro mandato construi 10 escolas em 3 anos...com uma verba desse tamanho (gesticula com os dedos), rsrsrsrs...bem pequenininho...e também a escola Municipal Ruy Carneiro, na primeira e na segunda administração,fiz aquilo que estava ao meu alcance e falar ao povo de minha terra...quando se leva a sério uma administração tudo dá certo e se pode realizar muita coisa no município, ainda teve a iluminação de nossa terra, timbó e Pedro Régis, antigo Retiro com verba própria. O Dinheiro na minha mão é como borracha... esticavaaaa já falavam as pessoas rsrsrs... e dava pra realizar boas obras! Administrar pra mim é ter compromisso.
Então meu muito obrigado a você Ary estarei sempre aqui se precisar, continue assim e sucesso!
 










Um comentário:

sherlla disse...

Antes de tudo gostaria de te Parabenizar,Ary! pela excelente escolha do entrevistado!, vc não poderia ter feito melhor escolha, bem, Sr. José Luís uma pessoa admirável por sua conduta respeitável, homem sério e batalhador, cresci ouvindo mainha(Áurea)falar muuiito bem de seu Zé como é conhecido, ela já dizia do homem honesto que era seu zé, quando prefeito de Jacaraú e tive a honra de poder ver de perto sua administração quando prefeito de Pedro Régis,pois,trabalhei na prefeitura e na Secretaria de educação e puder atestar bem de pertinho o que mainha dizia.
Bem, e pra finalizar gostaria de Parabenizá-lo pela excelente administração em Pedro Régis e Jacaraú e dizer que os Jacarauenses jamais esqueceram do Prefeito Zé Luis da Silva Neto!
Um grande Abraço!