Não importa o tipo de negócio que você pretenda montar em casa, será sempre necessário isolar o ambiente do home office do ambiente familiar caso contrário você corre o risco de se ver em meio a uma completa anarquia e os resultados dificilmente serão bons. Acredite, trabalhar em casa requer método e bastante disciplina.
Abaixo temos algumas sugestões que foram obtidas com professores e consultores da FGV, do Ibmec e do Sebrae e a partir do livro 101 Maneiras de Ganhar Dinheiro Trabalhando em Casa, de Dan Ransey.
1 – Antes de começar qualquer negócio, procure conhecer a fundo o ramo em que pretende investir.
Analise a concorrência na região, faça cursos, vá a feiras e seminários, pesquise produtos e serviços similares na internet, identifique seus futuros clientes e suas necessidades. E, claro, faça um plano de negócios. Pesquise também sobre como montar um escritório em casa.
2 – Fique atento às questões de zoneamento, higiene e saúde, em geral rigorosas para quem atua nas áreas de alimentos e cosméticos.
Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza são algumas das cidades do país que têm legislação específica para quem trabalha em casa. Verifique a legislação que rege o zoneamento do bairro onde você mora e veja se há qualquer impedimento para a abertura de empresa em casa.
3 – Não se esqueça de pedir o alvará de funcionamento na prefeitura de sua cidade.
Qualquer negócio em casa precisa de um alvará de funcionamento e por isso é necessário que você solicite a prefeitura da sua cidade o seu. Se a atividade for uma franquia home based, esse é um documento essencial para o fechamento do negócio.
4 – Solicite o alvará ao órgão responsável pela vigilância sanitária, caso você pretenda trabalhar com alimentos.
A legislação tem regras rígidas: a cozinha, por exemplo, não pode ser a mesma usada por moradores; precisa ser instalada em área independente, com azulejos até o teto e piso impermeabilizado, entre outros itens.
5 -Tenha um espaço reservado para o seu escritório em casa.
Concentre suas atividades num único espaço, não invadindo os demais cômodos da casa. Sua família não precisa compartilhar sua rotina profissional. Prepare um espaço (quarto, edícula, garagem) para sediar o novo negócio. Use os mesmos tipos de móveis e equipamentos que adotaria num ponto comercial.
6 – Procure instalar uma entrada independente para receber clientes.
Para maior privacidade, instale uma entrada independente para clientes, fornecedores ou mesmo para a entrada de funcionários. Isso dá um ar mais profissional ao negócio. Não há nada pior do que atravessar a sala, onde a criançada está na maior folia ou a família está se alimentando, para chegar ao balcão de uma empresa.
7 – Planeje o seu espaço de trabalho.
Planeje com cuidado o espaço da casa que você ocupará para trabalhar, até mesmo adotando tratamento acústico nas paredes, para que sons de atividades domésticas (como crianças, televisão e aparelhos de som) não interfiram em seus telefonemas. Um escritório em casa está sempre sujeito a esses problemas.
8 – Tenha uma linha telefônica exclusiva para o negócio.
Atenda sempre de modo formal e, na sua ausência, prefira a secretária eletrônica à ajuda de familiares para anotar recados. Estude o caso de contratar os serviços de escritórios virtuais. Com eles você pode ou não ter um espaço para trabalhar, pode alugar salas apenas para reuniões e usar diversos serviços, como os de copiadora, motoboy, recebimento de correspondência, atendimento telefônico profissional, etc.
9 – Registre um domínio na internet para a criação do site de sua empresa.
Para isso você precisa pagar uma taxa anual ao órgão responsável pelo registro de domínios (www.seusite.com.br). Um site é um ótimo cartão de visitas e ajuda a dar credibilidade a um novo negócio. Além disso, ao registrar o domínio, você também recebe um e-mail (voce@suaempresa.com.br), o que dá uma aparência mais profissional aos contatos feitos com clientes e fornecedores.
10 – Defina horários para o início e o término do expediente.
Um pouco de disciplina nos horários não faz mal a ninguém e ajuda na sua qualidade de vida e na de sua família.
11 – Organize e administre bem seu tempo.
Cumpra prazos e compromissos com o cliente. Não é porque você está numa garagem que não precisa ser pontual, ter bom preço e produtos de qualidade.
12- Estabeleça regras claras com sua família.
Defina regras com a sua família para não misturar problemas e situações da vida doméstica com as da empresa. Separe a pessoa física da pessoa jurídica. O caixa da empresa não pode ser confundido com o cofrinho da família.
13- Cuide da aparência.
Não é porque está trabalhando em casa que pode apresentar-se de chinelo ou de camiseta furada. Vista-se como se fosse ao escritório. A aparência conta pontos preciosos na conquista de respeito e confiança de clientes, fornecedores e empregados.
14 – Terceirize serviços.
Lance mão de terceirizar serviços como: entregas, cópias ou fabricação.
FONTE. http://www.dihitt.com.br
Um comentário:
Ótimas dicas.
fonte: http://www.i7sites.com.br
Sucesso meu amigo.
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