13 de novembro de 2012

Conversei com: Arnobio Neto- Pessoa de Ouro, "o cara da Sanfona"

  


Mímicas, poesias e canções no espetáculo do São João brilha o ícone que fez o mundo sorrir e se emocionar, Chalie Chaplin.”
ESTE TEMA LHE REMETE ALGO?
LEMBRA ALGUÉM!?
(QUADRILHA JUNINA SANFONA DE OURO-2012)
SE VOCÊ LEMBROU (TAMBÉM) DE ARNOBIO DE LIMA NETO, ENTÃO ACERTOU!
Ele tem 21 anos, natural da cidade de Pedro Régis, onde viveu toda sua infância (Sítio Cafula) zona rural da cidade de Pedro Régis. Deixou suas terra natal aos seus dezoito anos para se dedicar a dança. Hoje mora aqui na cidade de Jacaraú. E segundo Ele, espera que um dia todos os seus projetos sejam concluídos com sucesso aqui em nosso município. Filho de Ailton Araújo e Analice Cardoso.

 ELE NOS RECEBEU NA CASA DE SUA VÓ, EM UMA TARDE QUENTE....

CONFIRA NOSSA CONVERSA:



    “Quem luta sempre vence”. Já diz o ditado. És vencedor?
       Arnobio- Cara, com certeza! Sou vencedor por muitos motivos... já passei por várias situações que me fez  e faz ser um vencedor!
Mas não é porque me sinto um vencedor na vida que fico me gloriando.... eu sempre busco ir mas longe... sempre....vou te dá um exemplo prático. Eu não tenho uma meta em minha vida... minha meta é sempre alcaçar muitos além e qurer sempre mais.

   Quando descobriu a dança em sua vida?
Arnobio- Olha, aconteceu algo marcante com relação ao tema deste ano da Quadrilha Junina Sanfona de Ouro, da mesma forma aconteceu com a dança em minha vida... foi um certo “estalo”, do nada... hehehe...Ary eu sempre gostei de dançar, mas nunca pensei que um dia isso seria algo importante para minha vida. Fiz um curso de dois meses, foi de dança e teatro... em João Pessoa, muito bom para minha carreira de coreógrafo, mas também vejo muitos DVDs, vídeos na internet para poder sempre me atualizar... e passar para os amigos.

   Quando aconteceu seu primeiro contato com a Quadrilha Junina Sanfona de Ouro?
Arnobio- Bem, meu primeiro contato foi com a Juventude Nordestina na época. Você Ary Mendonça sabe bem disso.... já me conhecia por participar do Agente Jovem na cidade de Pedro Régis-PB 
(Galera deixa eu falar pra vocês, na época eu Ary Mendonça, era professor de dança,rsrsr... ) daí você me convidou para Jacaraú e me apresentou a Cláudio falando que poderia apostar em mim... Claudio era antigo puxador (hoje Ele mora no Rio de Janeiro).
O tempo passou e Alindemon, Claudio e Kellé fundaram a Sanfona de Ouro. Depois de tudo isso recebi o convite, topei na hora, fiquei nas criações das coreografias onde estou até hoje...conseguimos muitos troféus, vitórias e derrotas também.
É bom saber Ary, que os troféus vem sempre aconpanhado de derrotas  né isso!
    Você se considera um líder cultural na cidade de Jacaraú-PB?
Arnobio- Creio que sim.... e tenho planos de poder realizar ainda mais.
Líder eu acho que sou, eu sou um cara das idéias, é isso mesmo... eu tenho a idéia!
Agora líder, eu não sou... acho até que é um defeito meu. Não sou de causar liderança, de ter nas veias o poder da liderança....eu não me vejo preparando jovens para serem dançarinhos, isso eu não vejo. Mas vejo sim, preparar jovens para um futuro onde eles saibam valorirzar a dança e seu conceitos... de ser amigos.... companheiros.... instrumentos para servir a cultura da cidade.
De ser um líder, eu ainda não alcancei esse patamar rsrsr...
 
    Como foi  a sua infância?
Arnobio- A minha infância foi e sempre será a melhor do mundo.... muito bom poder reviver tudo o que vivi. Sempre ao lado dos meus pais, trabalhando na agricultura com eles, ajudando eles no que era preciso. E quando tinha tempo livre, eu me trancava no quarto e iria escrever, sempre.. sempre gostei. A liberdade, as brincadeiras.... pow era algo ímpar em minha vida....hoje vejo que lá na época em que eu vivi eu estava longe dos problemas do mundo.  Hoje depois de tudo o que já vi... e vivi creio que erá um pedaço do paraíso, lá era um lugar onde eu não tinha “problemas!”

     Como é a sua relção com seus pais?
Arnobio- A minha relação com meu pais hoje não é frequente... eu estou morando agora em Jacaraú, com minha avó, mas meus pais sempre vem aqui...as vezes eu dou uma passadinha lá no sítio coisa rara.... quando estou com tempo....mas gosto de ficar “trancado” no meu quarto fazendo as minhas atividades extras... alguns projetos que um dia eu possa realizar-los! Ary, sobre sentimentos eu sou muitos resguardado...rsrs... não demonstro não.... isso é com minha família, amigos... amores...sou muito interno!

   O que te move para a felicidade.
Arnobio- Sempre aprendemos muito com a vida..... a as vezes você se apega em muitas situações.... muitas das vezes agente não encontra o melhor caminho para percorrer.... mas temos sempre que dá o sangue.  O grupo católico – EJC- me ensinou muito. Minha família, amigos, projetos....gosto de ter objetivos, quando começo algo gosto de lavar até o fim.... mesmo sabendo que poderá dá errado. Hoje o que me move é a minha capacidade de vencer, coisa que tenho visto em poucos jovens aqui na cidade.
Tenho muitos motivos para agradecer, e viver cada momento...amo a vida... e os  momentos que ela nos dá.... 
.      Você tem amigos ou admiradores do seu talento?
Arnobio- Eu acredito Ary que tenho os dois.  Eu  sinto isso.... sou muito observador, eu vejo sempre, analiso bem as pessoas, o que elas gostam... seus sentimentos, suas palavras.... as coisas que devemos falar ou não para essa pessoa... e eu vejo quando as pessoas estão alí por enteresse ou admiração.
Quando nós temos amigos na vida os admiramos vem com o tempo, ele com todos os seus defeitos... se você não o admira e tem inveja, aí meu amigo é complicado. Mas eu tenho os dois.... amigos e admiradores do meu trabalho.

    Sente que as pessoas são falsas?
Arnobio- Sinto claro! Mas Ary muitas das vezes elas mesms se entregam. Elas mesmas se demostram falsas.  E confiar nas pessoas falsas não dá. Falsidade é algo que destrói qualquer relação. Mas é a vida... muitas das vezes esperando demais de uma pessoa e ela não soma em nossas vidas..... a falsidade existe no mundo e se eu estou no mundo, tenho que saber conviver com esse tipo de pessoas.

     Arnobio como aconteceu o “estalo” da criação do tema da Quadrilha Sanfona de Ouro?
Arnobio- Rapaz foi muito rápido. De uma hora pra outra! Eu estava na casa do meu afilhado Hyago Nobrega, nós estávamos em um churrasco no ano de 2011, daí conversa vai, conversa vem, e falamos sobre Charlin Chaplin .... e se o tema da quadrilha fosse Chaplin? Na hora todos acharam a idéia maluca rsrsrs...! Eu  acreditei nesse tema . Sempre quando iria dormir ficava analisando.... martelandoooo na cabeça...rsrsrrs... sobre o tema. Olha Ary, minha cabeça sempre fica a mil por horas quando o assunto é criar eu segurei essa idéia do tema e toda galera da coordenção confiou em mim. E todo viram o resultado no brejo e na paraiba.  
 
  Uum momento de alegria na Quadrilha?
Arnobio- É como te falei. Muitas vezes não esperamos e as “coisas” acontecer. Quando a Sanfona de Ouro esteva no festival de quadrilhas juninas do brejo da paraiba na cidade de Guarabira ( LINK: http://arymendonca.blogspot.com.br/2012/06/cidade-de-jacarau-com-mimicas-e.html) ...quando o locutor começou a anunciar as 3 melhores, e ele começou
a classificar pelo 3º lugar- Jóia Rara-Mamanguape-PB... depois, 2º lugar- A Fazenda- Guarabira ... e em 1º lugar Sanfona de Ouro- Jacaraú- (LINK: http://arymendonca.blogspot.com.br/2012/06/especial-quadrilha-junina-sanfona-de.html) ... meu amigoooo eu não sabia se pulava... se chorava... se soria.... eu estava em choque! Eu trabalhei o ano todo, muitos ensaios durante os seis meses... e eu sempre falava que um 2º lugar já estava em bom tamanho. Mas hoje somos referência rsrsrrs...!!! Apesar de ter sido classificado em 4º lugar em Campina Grande-PB ( A QUADRILA JUNINA SANFONA DE OURO PARTICIPOU DO FESTIVAL DE QUADRILHA JUNINA NA PIRÂMIDE DO APRQUE DO POVO NO ANO DE 2012).
Ary, foi  como ganhar o oscar em Guarabira, diria assim....uma simboligia.
( Eu pergunto sobre o tema do ano de 2013, ele deixa “escapar algo...olhe, o que eu posso te falar é.... hehehe rapaz....é algo diferenciado. Estou em pesquisa mas será Revolucionário. Insisto: Uma pista rapaz? – Este ano viajamos para Londres-Inglaterra, este ano a nossa viagem será aqui mesmo no Brasil, será no Nordeste!
  Um momento de decepção?
Arnobio- Em algunas apresentações, durante todo esse tempo, todo os componentes deram todos o gás! Todo o seu melhor! Um exemplo foi na cidade de Santa Cruz-RN –  todos os componentes estávam empolgados a arquibancadas interagindo com a Sanfona...  e ficamos em 2º lugar.... onde muitos falaram que mereciamos o 1º lugar... coisas dese tipo dá um certo desânimo em um grupo...mas faz parte das competições...
     
    .    Pra quem você tira o chapéu aqui em nossa cidade?
Arnobio- Ary, creio que não só eu, mas muitos Jacarauenses tiram o chapéu para Dr. Marinho Mendes, promotor de justiça.
Quando falamos em Promotor de Justiça se fala de um homem que  normalmente trabalha só em sua sala e se resume alí, mas Dr. Marinho não, ele é promotor de justiça, de eventos, de cidadania, de saúde... Ele visa o bem para toda uma sociedade.... promove a nossa cultura....mas também tiro o chapéu para a professora de Português Luana uma professora exemplar, tiro o chapéu para Alindemon Severino, conheço e reconheço o seu trabalho, ele dá o seu sangue para ajudar no que for preciso, tiro o chapéu para Ary Mendonça por esse trabalho diferenciado aqui em nossa cidade, tiro o chapéu para os professores Ednael dos Santos e Jacinto Pessoa, professor Josélio brilhante por sinal....tenho muitas pessoas que eu admiro aqui em Jacaraú.... professor Luiz Avelino... tenho medo de esquecer alguém hummmm deixa eu ver... sou fã dessas pessoas, elas me espira todos os dias....kkkk ai meu Deus... deixa eu ver... sim!!!!!!! Tássio, Pedro Jr. Marcos, Adjancey, Renatinha Duarte... pessoal do teatro da Paixão de Cristo do EJC...também admiro Pe. Adriano...enfim todos contribui para uma cidade melhor.... e isso é importante para todos nós!
    Gosta de escrever?
Arnobio- Gosto bastante. Antigamente eu não direcionava minhas criações de texto... mas hoje tem foco.... temei gosto... e tenho prazer em escrever.. tenho 3 projetos de livros....eu amo escrever,e aconselho todos a fazer o mesmo.

     .  Sexo é um tabu pra você?
Arnobio- Não. Não é tabu, eu creio que sexo
não seja uma meta em minha vida, como muitos jovens coloca em primeiro plano em suas vidas....e olhe.. eu digo isso porque ouço muitos jovens falarem assim, vou te dá um exemplo: se em um grupo de três jovens dois namoram e um não, esse que não está namorando se sente inferior! Pow supercareta! Nada haver...devemos respeitar nossos amigos.. seus limites.... e seus momentos... cada um tem seu momento de viver um grande amor.... de ficar com alguém....hoje em dia Ary meninas de 13 anos, (algunas viu rsrsrsr...) só pensam em namorar.... rsrsrrs.... galera, existem algo ainda melhor que namorar...é deixar acontecer naturalmente! Sexo não pode ser considerado um trofél!
    Um amor pra recordar?
Arnobio- (Inicia com risadas...rsrsrrs...), todos as pessoas que me relacionei eu tive uma história de amor para poder me fazer recordar. Porque todas foram diferentes.... eu poderia até montar um livro... é um livro para contar essa linda história com todos os meus amores....claroooo que não foi perfeito. Mas foi bonito.

    Drogas nem morto certo? Por que?
        Arnobio- Certo.Não entendo porque um jovem se droga. As vezes fico ouvindo as músicas em meu celular, as músicas do  grupo religioso- EJC- poxa tão bom ouvir músicas que nos faz bem, será que não é bem melhor que ficar fumando algo... cheirandoooo algo....ouvir Hip Hop cara faz bem e é divirtido.... muito bom você se permite viajar ouvindo uma boa música. 

1     Você acredita que aqui em Jacaraú os jovens já descobriram o “fazer cultura” ou ainda tem muito a se construir?
Arnobio-  Com certeza elas já descobriram. E irão descobrir ainda mais....existem muitos jovens que ainda falta um chamado para se permitir está dentro de um bom grupo... seja ele Sanfona de Ouro.... Juventude Nordestina.... enfiim....a zona rural tem muito jovens que devemos dá uma oportunidade.... olha aí, eu sou a prova viva desta “descoberta”....hoje eu escrevo, danço... participo de teatros.... recebi muitos “não” de amigos lá na sítio. E hoje eu me mantenho, sobrevivo da dança.... é algo forte em mim...
  .  (Felipe Pires nos enviou sua pergunta)
 Qual será o próximo tema da sanfona de ouro ?
Arnobio- Felipe, eu só posso adiantar que iremos viajar... e se der pra ir a Marte porque não ir? Mas dessa vez iremos ficar mas perto.... rsrsrrsr.... aqui no Nordeste!

(Cristiano Henrique  nos enviou sua pergunta)
Quantos componentes???
Arnobio- Bom Cristinao....não tem um número exato. E sim uma qualidade.... uma qualidade de ser responsável.... demonstrar interesse pela dança e cultura de nossa Paraíba. Nós da Sanfona e outros grupos culturais, promovemos a socialização e a interação de muitos jovens.... despertando suas potencialidades que já existe em seu interior mas elas por si só, por algum motivo não descobriu. 

   Uma mensagem para os nossos seguidores?
Arnobio- Deixo para as pessoas através desta entrevista,minha mensagem que não sejam dependente do mundo. Nós dependemos de nossas atitudes para poder está neste lugar e ser um vencedor.
Você faz o mundo. Seja fiel. Seja amigo. Seja luz! Devemos plantar para colher bons frutos no futuro. Não é fácil ser do bem.
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo.” (Salmo 23.4)
Cada um tem seu propósito. E nunca queira ser melhor que seu semelhante.
Tenham FÈ, FOCO e FORÇA!
Semjam felizes..
E a você Ary Mendonça meu muito obg... leio todas as suas entrevistas e está aqui contando minha história é gratificante....
Abraços!

4 comentários:

BNJ | Book News Jacaraú disse...

Eitaa , Oow Bixo Arretado , Dou maior Valor , tem minha consideração ! hehe

Ary Mendonça disse...

Flw Almir.....
bela entrevista.....

Arnobio Netto disse...

foi uma honra poder expressar um pouco de minhas opiniões e de minha vida aki em seu blog Ary Mendonça, e obrigado Almir..vlw! um abraço á todos que acompanham este maravilhoso blog.

Ary Mendonça disse...

Você é um orgulho para nossa cidade..