Todas as empresas vivem o mesmo
dilema: como gerar receitas mais do que suficientes para suportar os
custos da sua atividade. As receitas dependem sobretudo do mercado.
Já
os custos dependem sobretudo da própria empresa. Eis algumas dicas
práticas para reduzir os gastos desnecessários que não criam valor para a
sua empresa.
A gestão e o controle de custos assumem
uma importância decisiva em todas as fases da vida da empresa. Uma das
principais preocupações dos gestores ou empresários deve ser o de como
pode ir eliminando custos que não acrescentam valor ao funcionamento da
empresa. O segredo está na prevenção. Se fizer este esforço regularmente
não terá decerto de fazer cortes mais drásticos quando tal for
efetivamente necessário. Nestes casos haverá sempre o risco de cortar os
«músculos» e não a «gordura». Seguem-se alguns conselhos práticos para
controlar e reduzir os custos operacionais nos vários departamentos da
sua empresa.
1. Custos gerais
Cultura
Crie uma cultura avessa ao desperdício
na sua empresa. O líder da empresa deve sempre dar o exemplo. Se o líder
gostar de ostentar riqueza, nas menores coisas, terá uma enorme
dificuldade em exigir contenção de custos ao resto do pessoal. Os
grandes líderes empresariais são, em regra, pessoas austeras nos gastos e
avessas ao desperdício.
Imobilizado
No passado a criação de um negócio
exigia um grande investimento inicial em equipamentos: compra ou aluguel
de imóvel, imobilizado fixo, computadores, telecomunicações, etc. Hoje
quase tudo o que precisa para pôr uma empresa a funcionar pode ser
alugado. Em alguns casos os contratos (nomeadamente os de equipamento de
escritório) abrangem a assistência, a manutenção e inclusivamente o upgrade dos equipamentos. Faça uma prospecção alargada e cuidadosa do mercado e negoceie detalhadamente este tipo de contratos.
Compras
Comprar em quantidade aumenta o seu
poder negocial. Concentre as suas compras em fornecedores preferenciais e
procure agrupar as aquisições dentro da sua empresa (e, se for
pertinente, com potenciais parceiros de negócio). Compare regularmente
os seus preços com os dos concorrentes. Aproveite as promoções e os
descontos de quantidade. Resista à tentação do luxo, mas não se esqueça
que, muitas vezes, o barato sai caro. Prefira sempre os produtos de
marca registada. Seja você ou nomeie um responsável de sua absoluta
confiança para se ocupar deste departamento onde é possível obter as
mais poupanças. Crie um sistema rígido de autorizações para compras com
maior volume em quantidade e preços.
2. Custos com o pessoal
Recrutamento
A melhor poupança que pode fazer nos
custos com pessoal é ter redobradas cautelas no recrutamento. Não confie
na sorte nem na existência de um «período experimental». Faça logo bem à
primeira. Verifique, em primeiro lugar, se precisa efectivamente de
recrutar. Em seguida, verifique se não internamente quem possa fazer
esse lugar. Se ainda assim optar pelo recrutamento externo submeta os
candidatos a testes rigorosos, quer a nível técnico, quer pessoal, antes
de contratá-los. Se entender pertinente recorra aos especialistas.
Força de trabalho flexível
As empresas tenderão cada vez mais a ter
menos pessoas no quadro e a recorrer mais a colaboradores externos.
Também na gestão de pessoas o barato pode sair caro. Veja se é possível
criar programas de trabalho em part-time e de tele-trabalho. Se tiver de
reduzir inesperadamente a sua força de trabalho é necessário que esteja
ao corrente dos trâmites legais de forma a evitar conflitos e despesas
desnecessárias. Procure apoio jurídico.
Subcontratação
Há tarefas de gestão de pessoal que são
estratégicas e devem ser conservadas dentro da empresa, mas há outras
tarefas rotineiras que podem ser entregues fora. É o caso, por exemplo,
do processamento de salários, cálculo de impostos, etc. A forma de
pagamento de salários é outra das áreas onde é possível cortar despesas.
Prefira pagar aos seus empregados via transferência bancária,
libertando-se de papelada inútil. Considere a opção de subcontratar esta
tarefa a uma empresa especializada e recorra a peritos em fiscalidade.
3. Custos de marketing
Publicidade
Aproveite as formas de publicidade
gratuitas caso da divulgação da sua empresa na imprensa especializada.
Recorra preferencialmente aos meios mais direccionados (por regiões ou
por clientes) em vez das campanhas massivas e indiferenciadas de
comunicação. Utilize canais de comunicação alternativos como o
direct-mail ou o e-mail marketing. Se optar por campanhas mais
ambiciosas assegure-se que os seus esforços de marketing são eficazes.
Para isso é recomendável procurar o apoio de especialistas. Vale a pena
investir no controle dos resultados de cada esforço de comunicação antes
de iniciar uma nova campanha.
Marketing
Não ceda ao primeiro impulso. Faça
anualmente um plano integrado de comunicações e reveja esse plano
regularmente. Se precisar dos serviços de uma agência de publicidade,
faça uma prospecção de mercado. Contacte também as empresas menores ou
os profissionais em regime de free lancer e compare a relação qualidade versus preço. Faça estudos de mercado para perceber qual foi a eficácia dos seus esforços de marketing.
4. Custos financeiros
Serviços financeiros
A concorrência aumentou o poder negocial
dos clientes. Vale mesmo a pena fazer auscultações regulares do mercado
para verificar se está a usufruir dos melhores preços junto do setor
bancário. Procure apoio de especialistas na negociação dos melhores
contratos para aquisição de imóveis, equipamentos, frota automóvel,
seguros, etc. Recorra ao factoring ao primeiro sinal de que o volume de créditos incobráveis pode asfixiar a tesouraria da sua empresa.
Política de financiamento
Sempre que for possível ou favorável
amortize o capital a pagar, ou peça um refinanciamento da dívida para
prazos mais dilatados. Siga atentamente a evolução das taxas de juro e
veja até que ponto o seu banco as actualiza quando a diferença não lhe é
favorável. Veja com especial atenção os detalhes dos contratos de
financiamento, em particular, as comissões bancárias..
Procure formas alternativas de financiamento como o mercado de capitais ou o capital de risco.
Clientes e fornecedores
Reduza o número de fornecedores de modo a
aumentar o seu poder negocial. Crie tabelas fixas de preços e de prazos
de pagamento. Evite as negociações caso a caso que podem minar a sua
credibilidade. Acautele e formalize as garantias de reembolso no caso de
haver atrasos ou ineficácias no fornecimento. Do lado dos clientes
prefira a qualidade à quantidade. Trate melhor quem compra mais e paga
atempadamente. Verifique previamente o crédito do seu cliente antes de
iniciar uma nova relação comercial. Analise o histórico das transacções e
o grau de risco. Utilize modalidades contratuais que encorajem o
pagamento a pronto.
5. Custos administrativos
Manual de procedimentos
Crie um manual interno o mais detalhado
possível que explique qual a política da empresa ao nível de despesas
com deslocações, despesas de representação, transportes, comunicações,
etc. Esta política deverá incluir instruções claras quanto ao tipo de
autorização exigida para cada despesa e quais os documentos
justificativos a entregar. Esta é uma área da empresa em que faz sentido
apostar na burocracia. Redigir normas claras e coerentes é o melhor
passo para evitar os gastos desnecessários. Dê especial atenção à
questão da segurança. Não poupen nos seguros contra o máximo de riscos.
Negociação de preços
Centralize os pedidos e negoceie os
melhores preços com as companhias aéreas, hotéis, empresas de aluguer de
automóveis, agências de viagem, etc. No caso das telecomunicações, para
voz e dados, aproveite a concorrência entre as operadoras para negociar
o melhor contrato integrado. Peça sempre relatórios detalhados de
consumo. No caso das comunicações móveis defina plaffonds de utilização consoante as necessidades e não os cargos.
Pequenos gastos
Esteja sempre atento a oportunidades de
redução de pequenas despesas. Somadas podem revelar-se uma fortuna. Crie
formas de auscultação interna sobre como poupar em despesas
desnecessárias. Se envolver os colaboradores nesse esforço terá maiores
garantias de êxito.
FONTE:http://www.dihitt.com.br
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